facebook_ad_1200x628.png

Projeto Mágica na Escola.

Logo minc 1.png
DSC_6119A.jpg

História da mágica.

 

Ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. O mais antigo registro de uma apresentação de mágica está em um papiro egípcio escrito por volta de 2000 a.C, que conta sobre um mágico chamado Dedi, e relata seu desempenho diante da corte do faraó Kéops.

 

Um dos números de Dedi era capaz de trazer a vida a corpos decapitados, colocando as cabeças de volta. Nesta apresentação, o faraó abismado com o número em que o mágico colocou um ganso decapitado de um lado da sala e com algumas palavras mágicas conseguiu então fazer com que a ave começasse a tremer e por fim, cacarejou, ordenou que lhe trouxesse um boi, solicitando que o decapitassem e então Dedi, fez um encantamento e o boi se levantou e mugiu.

 

Outro truque clássico é da bolinha e os três copos, onde o mágico embaralha os copos com a bolinha sob um deles, e com um passe de mágica bolinha já está em suas mãos. Este truque foi feito em diversos países, como China, Índia e Grécia.

CURIOSIDADES:

 

A) Escrito no ano de 1584, The Discoverie of Witchcraft é considerado o livro de mágica mais antigo que se tem registro. Ele foi escrito por Reginald Scot, um jurista britânico, que queria expor quais eram os métodos utilizados por bruxos medievais. Nele, haviam explicações detalhadas sobre truques de ilusionismo.

Apesar dos pesares, Scot não defendia a perseguição a quem fosse acusado de feitiçaria. Para ele, esta era uma postura não cristã. Acontece que essa posição do jurista irritou gente importante, como James VI, rei da Escócia, que ordenou que as primeiras cópias do livro fossem queimadas.

 

B) Durante muito tempo, mágicos eram chamados de malabaristas, o que pode parecer muito estranho nos dias atuais. Outro termo empregado para os mágicos era prestidigitador, que nada mais é do que um ilusionista, cujas técnicas são baseadas na rapidez e agilidade com que realiza os truques sem que o espectador se dê conta.

A origem do termo está no francês "leger de main" e significa "luz da mão". Tornou-se uma frase quando os ingleses a adotaram, fazendo a junção em uma única expressão.

 

C) Lulu Hurst foi uma das precursoras dos shows de ilusionismo. Um de seus primeiros truques foi realizado diante de um teatro lotado e bastante mal iluminado. Suas habilidades eram consideradas misteriosas, já que diferentes objetos pareciam ganhar um poder invisível ao serem tocados por Hurst.

Ela deixou de se apresentar em 1885, pois seus truques começaram a ser replicados por outras mulheres e explicados por observadores. Anos mais tarde, ela contou às pessoas que tudo que ela fazia era deflexão de força.

facebook_profile_1000x1000.png